Dissertações e Teses

Click no título de cada trabalho e seja redirecionado ao texto

A


ABDALA, Lorena Pompei. Estéticas da existência: a moda nos Festivais de Rock (Goiânia Noise Festival e Lollapalooza Music Festival-2008/2009). Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG), 2010. (Dissertação de Mestrado em Arte e Cultura Visual)

ACOSTA, José Luiz da Silva. Os significados culturais em canções da banda de rock brasileiro Capital Inicial. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2016. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Sociedade)

AFONSO, Luís Fellipe Fernandes. O SOM E A FÚRIA DE UM NOVO BRASIL: juventude e rock brasileiro na década de 1980. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IH), 2016. (Dissertação de Mestrado em História Comparada)

AGUIAR, Joaquim Alves de. Música Popular e Indútria Cultural. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IEL), 1989. (Dissertação de Mestrado em Letras)

ALMEIDA, José Eduardo Rube de. Baudelaire, Rimbaud e o mito do poeta maldito na canção brasileira (1980-2010). São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2015. (Dissertação de Mestrado em Letras: Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês)

ALMEIDA NETO, Mateus Antonio de. Juventudes e estilos de vida: sociabilidades no bairro Siqueira Campos. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe (UFS-NPPA), 2012. (Dissertação de Mestrado em Antropologia)

ALVES, Elaine Cunha de Oliveira. Diálogos poéticos de um legionário: intertextualidade nas canções de Renato Russo. Araraquara: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), 2012. (Dissertação de Mestrado em Estudos Literários)

ALVES, Thiago Meneses. Genealogia, morfologia, dinâmicas e produtos do rock independente de Teresina no início do século XX. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2017. (Tese de Doutorado em Sociologia)

AMADOR, Elielton Alves. A Cena Fantasma: um olhar sobre a experiência da música popular massiva da Amazônia. Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA/ILC), 2014. (Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia)

ANAZ, Sílvio A. L. A comunicação do amor romântico no pop-rock brasileiro: um estudo do imaginário nos processos criativos de Erasmo Carlos, Rita Lee, Lobão e Pato Fu. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2013. (Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica)

ANDRADA, Lúcia Vulcano de. "We who are not as others": análise de noções da violência no mosh a partir do heavy metal. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EM), 2013. (Dissertação de Mestrado em Música)

ANDRADE, Maíra Zimmermann de. Jovem Guarda Além do iê iê iê: Estilo de Vida Jovem nos Anos 1960. São Paulo: Centro Universitário Senac (SENAC/SP), 2019. (Dissertação de Mestrado em Moda, Cultura e Arte)

ANDRADE, Maíra Zimmermann de. Rebeldia pronta para o consumo: a construção da cultura juvenil no Brasil dos anos 1950-60. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IFCH), 2016. (Tese de Doutorado em História)

ANJOS, Francisco Flávio Oliveira dos. The Beatles: ensaio sobre a ética do amor. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2007. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

ANSELMO SOBRINHO, Jorge Alexandre Fernandes. Entre a sanfona e a guitarra: hibridismos e identidades no rock'n'roll e heavy metal nacionais dos anos 90. Brasília: Universidade de Brasília (UnB), 2013. (Dissertação de Mestrado em História)

B


BAENA, Talita Cristina Araujo. Música e tecnointerações na Amazônia paraense: retóricas e identificações culturais em materialidades do Terruá Pará e da Banda de Thrash Metal Antcorpus. Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA/ILC), 2013. (Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Amazônia)

BARBOZA, Elisa Maria Rodrigues. Música, audiovisual e interatividade: um estudo sobre videoclipe interativo a partir da banda Arcade Fire. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-IAD), 2015. (Dissertação de Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens)

BARCELLOS, Jefferson Alves de. Música e imagem: o movimento punk e seus desdobramentos - década de 1990. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2008. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

BARROS, Patrícia Marcondes de. Provocações brasileiras: a imprensa contracultural made in Brazil : coluna Underground (1969-1971), Flor do mal (1971) & a Rolling Stone brasileira (1972-1973). Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), 2007. (Tese de Doutorado em História)

BASTOS, Ana Claudia Gondim. A crítica social na indústria cultural: A resistência administrada no Rock Brasileiro dos anos 80. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2005. (Dissertação de Mestrado em Psicologia)

BATISTA, Geanne Lima. As Formas Fonográficas e a Construção do Cotidiano na Obra de Raul Seixas. João Pessoa: Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), 2011. (Dissertação Mestrado em Comunicação)

BENEVIDES, Márcio Fonseca. Dos subterrâneos aos holofotes: os nomadismos do rock Fortalezense. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2008. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

BERLINGA, Fabio Augusto. O suporte e o formato: o rock brasileiro e a indústria fonográfica na entrada da era digital (1980-2000). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - CCHE), 2016. (Dissertação de Mestrado em História)

BERTOLDI, Maria Tereza Jorgens. A comunicação visual dos Beatles como sedução no imaginário social e cultural. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 2009. (Tese de Doutorado em Comunicação Social)

BEZERRA, Luciana Rodrigues. Música e mídia para consumo: a construção da identidade juvenil Emocore. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2013. (Dissertação de Mestrado em Psicologia)

BILIATTO, Carusa Gabriela Dutra. A morte e seu duplo: Micropolítica das emoções no II Festival Woodgothic. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2012. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

BISPO, Raphael. Jovens Werthers: Antropologia dos Amores e Sensibilidades no mundo Emo. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Museu Nacional), 2009. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

BOMFIM, Leonardo Corrêa. Os tons de Zé: transformações paradigmáticas na obra de Tom Zé (1967-1976). São Paulo: Universidade Estadual Paulista (UNESP/São Paulo), 2014. (Dissertação de Mestrado em Música)

BORGES, Haydée Crystina Felippe. Fanzines e as Novas Tecnologias: possíveis contribuições da internet para as publicações alternativas da década de 1980. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2009. (Dissertação de Mestrado em Design da Imagem)

BOSCATO, Luiz Alberto de Lima. Vivendo a sociedade alternativa: Raul Seixas no panorama da contracultura jovem. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2006. (Tese de Doutorado em História)

BRANCO, Patricia Villar. O metal cristão: música, religiosidade e performance. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2011. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

BREUNIG, Tiago Hermano. TRADIÇÃO E CONTRADIÇÃO: A NATURALIZAÇÃO DO ROCK NO BRASIL. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2008.(Dissertação Mestrado em Literatura)

BONI, Gustavo Nunes. O contrabaixo na estética do "Grupo Um": caminhos propostos por Zeca Assumpção e Rodolfo Stroeter. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IA), 2016. (Dissertação de Mestrado em Música)

BOVE, Adrielle Luchi Coutinho. JUVENTUDE E HEAVY METAL: usos do espaço, práticas de consumo e produção de significados em Juiz de Fora, MG. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-ICH), 2017. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

BUCKOWSKI, Marcelo. A representação do rock em narrativas juvenis brasileiras. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 2011. (Dissertação de Mestrado em Letras)

BUSCÁCIO, Gabriela Cordeiro. O tempo não para: a década de 80 através de Gonzaguinha e Cazuza. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/ICHF), 2016. (Tese de Doutorado em História)

C


CAMARGO, Michelle Alcântara de. Lugares, pessoas e palavras: o estilo das minas do rock na cidade de São Paulo. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IFCH), 2010. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

CAMPOY, Leonardo Carbonieri. TREVAS NA CIDADE: o underground do metal extremo no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IFCS), 2008. (Dissertação de Mestrado em Sociologia: concentração Antropologia)

CANHA, Anselmo Neto Ferreira. StopNonStop: contextos independentes de produção criativa e os seus processos de permuta com a organização social. O caso do Centro Comercial Stop. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2008. (Dissertação de Mestrado em Design da Imagem)

CAPACCHI, Candice Claudia. As letras de cançao de Renato Russo e seu diálogo com a poesia dos anos 80. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2003. (Dissertação de Mestrado em Letras)

CARBONARI, Jacqueline Garcia. A questão social expressa na obra musical de Raul Seixas. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 2014. (Dissertação de Mestrado em Serviço Social)

CARDOSO, Diogo da Silva. Etnogeografia do underground cristão brasileiro: concentração e dispersão das Tribos em nome do Senhor. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-IG), 2011. (Dissertação de Mestrado em Geografia)

CARDOSO FILHO, Jorge Luiz Cunha. Práticas de escuta do Rock: experiência estética, mediações e materialidades da comunicação. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FAFICH), 2010. (Tese de Doutorado em Comunicação)

CARDOSO FILHO, Jorge Luiz Cunha. Música Popular Massiva na perspectiva mediática: estratégias de agenciamento e configuração empregadas no Heavy Metal. Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2006. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas)

CARRIJO, Aline Fernandes. Goiânia pelo caminho do rock: processo de construção das cenas de rock independente a partir de 1990. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IFCS), 2012. (Dissertação de Mestrado em História)

CARVALHO, Renata Oliveira. A emoção em rede: as éticas e estéticas Emo. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FCS), 2015. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

CASTRO, Guilherme Augusto Soares. Cyberock: o estúdio como instrumento musical na performance ao vivo da banda SOMBA. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EM), 2008. (Dissertação de Mestrado em Música)

CAVALCANTE, Luciana Kerche do Amaral. Visibilidade na MPB: isotopias na composição musical de Renato Russo e sua atualização midiática : uma abordagem sincrética. Bauru: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), 2006. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

CERQUEIRA, Vladmir Agostini. Entre o Erudito e o Popular: as tramas, os dramas e as aventuras progressivas de uma banda "classe média" em BH. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EM), 2007. (Dissertação de Mestrado em Música)

CIQUINI, Fábio Henrique. Suave rebeldia: como a visualidade na moda contemporânea se apropria da estética do movimento Punk. Londrina: Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2010. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

COUTO, Marta Filipe Oliveira. Os Festivais de Música de Verão em Portugal: determinantes da participação e a identificação dos seus patrocinadores. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2011. (Dissertação de Mestrado em Marketing)

COUTO, Paula Cecília Brandão. Juventude, estilos musicais e transgressão: análise de algumas relações. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2009. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação)

CUNHA, André Araújo Lima da. Rogério Duprat, o quarto Mutante: a trajetória do compositor vanguardista junto ao grupo de rock brasileiro. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-ECA), 2013. (Dissertação de Mestrado em Música)


D


DEMARCHI, André Luis Campanha. Legionários do rock: um estudo sobre quem pensa, ouve e vive a música da Legião Urbana. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IFCS), 2006. (Dissertação de Mestrado em Sociologia: concentração Antropologia)

DIAS, Beatriz Forte Coutinho Cavaleiro. A cultura digital Do-It-Yourself como oportunidade de transcender a previsibilidade dos contextos criativos contemporâneos. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2017. (Dissertação de Mestrado em Multimédia)

DIAS, Eric Alves. Obscuridade e culto ao mortuário: uma analogia entre o Romantismo e o movimento Grunge. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-FCS), 2015. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

E


ELIAS JUNIOR, Agis Bechir. Para quem não sabe amar, fica esperando alguém, que caiba no seu sonho: uma leitura psicanalítica da obra musical de Cazuza. Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA/IFCH), 2010. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e Social)

ENCARNAÇÃO, Paulo Gustavo. Brasil mostra a tua cara: rock nacional, mídia e redemocratização política (1982-1989). Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCL-Assis), 2009 (Dissertação de Mestrado em História)


F


FANJUL, Adrián Pablo. Mudança, consternação: Um estudo sobre o discurso no primeiro "rock argentino". São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2017. (Tese de Livre-Docencia do Departamento de Letras Modernas, Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, disciplina de Língua Espanhola)

FARINHA, Ana Catarina Hilário. Festivais de Música. A Grande Cena!. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2012. (Dissertação de Mestrado em Turismo)

FELIPE, Frederico Carvalho. O inferno é aqui: a estética grotesca da banda Cicuta e a representação poética transmidiática na obra 'Viver até Morrer'. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG), 2015. (Dissertação de Mestrado em Arte e Cultura Visual)

FELIPE, Leonardo Azevedo. Rock my art: ou O novo esteticismo de Porquê choras? ou O dia em que Eduk entrou para a história da arte. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IA), 2013. (Dissertação de Mestrado em Artes Visuais)

FERNANDES, Maria Cristina. O poder discursivo do rock brasileiro na mídia em Pais e filhos. Bauru: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), 2005. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

FERNANDES., Alessandro Wilson Gonçalves Reinaldo. O discurso do cotidiano nos fanzines punks brasileiros (1981-2010). João Pessoa: Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), 2013. (Dissertação Mestrado em Comunicação)

FERNANDES, Victor Guilherme Pereira. Um passo à frente: história social de um rock brasileiro. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-ICH), 2016. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

FERREIRA, Bianca Márcia. A Sociologia de Raul Seixas: A arte como espelho social de sua época. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FAFICH), 2013. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

FERREIRA, Nisio Antonio Teixeira. "Um rock no meio do caminho": subsídios para preposição de um sistema de informação artistico-cultural em Belo Horizonte. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EB), 1999. (Dissertação de Mestrado em Ciência da informação)

FIGUEIRA, Bruno de Sousa. O (im)possível lugar na obra de Raul Seixas: a constituição de uma paratopia. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2015. (Dissertação de Mestrado em Linguística)

FIGUEIREDO, Catarina Ribeiro. Os Dias da Rádio: o som do presente na confluência entre a rádio e o rock alternativo. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2015. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

FIORE, Adriano Alves. Carnavalização bakhtiniana do grotesco em imagens do Hard Rock e Heavy Metal. Londrina: Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2011. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

FIORE, Adriano Alves. Iconografia, simbolismo e a cultura contemporânea do Heavy Metal. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2015. (Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica)

FILHO, Irapuan Peixoto Lima. EM TUDO O QUE EU FAÇO, EU PROCURO SER MUITO ROCK AND ROLL": Rock, estilo de vida e rebeldia em Fortaleza. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC-CH), 2010 (Tese de Doutorado em Sociologia).

FONSECA, Diogo Direna. Entre o brega e o rock: a ressignificação da música de Odair José. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/IACS), 2015. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

FONSECA, Rafael Sânzio Nunes. A CENA MUSICAL INDIE EM BELO HORIZONTE: Novos padrões de carreira no interior de uma cena local. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FAFICH), 2011. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

FRANCO, Deivid Fernando. O Brasil é o país do futuro: rock e contestação nas canções de Renato Russo (1978/1990). Marechal Cândido Rondon: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2015. (Dissertação de Mestrado em História, Poder e Práticas Sociais)

FRANZ, Jaqueline Pricila dos Reis. Mapas do acaso: as canções de Humberto Gessinger sob a ótica contemporânea. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IL), 2007. (Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas)


G


GARSON, Marcelo. Jovem Guarda: a construção social da juventude na indústria cultural. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP/FFLCH), 2015. (Tese de Doutorado em Sociologia)

GATTO, Vinicius Delangelo Martins. Rock Progressivo e Punk Rock: Uma análise sociológica da mudança na vanguarda estética do campo do Rock. Brasília: Universidade de Brasília (UnB), 2011. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

GOHL, Jefferson William. Esse tal de Roque Enrow!: a trajetória de Rita Lee de outsider ao mainstream (1967-1985). Brasília: Universidade de Brasília (UnB), 2014. (Tese de Doutorado em História)

GOMES, Cristiano Vinicius de Oliveira. Temos nosso próprio tempo:  modernidade - uma leitura das composições de Renato Russo. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG-FH), 2013. (Tese de Doutorado em Historia)

GOMES, Cristiano Vinicius de Oliveira. Depois do Começo - As Composições de Renato Russo/Modernidade - Uma leitura da identidade cultural na geração dos anos 1980. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG-FH), 2008. (Dissertação de Mestrado em Historia)

GOMES, Jandynéa de Paula Carvalho. Do rock ao repente: identidades híbridas nas canções de Zé Ramalho no contexto da década de 1970. João Pessoa: Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB), 2012. (Dissertação Mestrado em História)

GRANDE, Sérgio Vinícius de Lima. O impacto do rock no comportamento do jovem. Araraquara: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), 2006. (Tese de Doutorado em Sociologia)

GROPPO, Luís Antonio. O rock e a formação do mercado de consumo cultural juvenil: a participação da música pop-rock na transformação da juventude em mercado consumidor de produtos culturais, destacando o caso do Brasil e os anos 80. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-IFCH), 1996 (Dissertação de Mestrado em Sociologia).

GUERRA, Márcia Pereira. A BANDA "PELOS DE CACHORRO": UM ROCK QUE VEM DO MORRO. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EM), 2007. (Dissertação de Mestrado em Música)

GUERRA, Paula. A instável leveza do Rock: génese, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal (1980-2010). Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2010. (Tese de Doutorado em Sociologia)

H


I

INVERNIZZI, Rodrigo Cândido. O PRAZER DE OUVIR ROCK AND ROLL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO RECEPTOR. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG-EMAC), 2017. (Dissertação de Mestrado em Música)


J


JANOTTI JR., Jader S.. Heavy Metal: O universo tribal e o espaço dos sonhos. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IFCH), 1994. (Dissertação de Mestrado em Multimeios)

JUNIOR, Cleber Sberni. IMPRENSA E MÚSICA NO BRASIL: ROCK, MPB E CONTRACULTURA NO PERIÓDICO ROLLING STONE - 1972.Franca: Universidade Estadual Paulista (UNESP-FCHS-Franca), 2015 (Tese de Doutorado em História)

K


KHALIL, Lucas Martins Gama. Ethos, cenografia e voz "demoníacos": o funcionamento discursivo do Death Metal. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2017. (Tese de Doutorado em Estudos Linguísticos)

KEMP, Kênia. GRUPOS DE ESTILO JOVENS: O 'Rock Underground' e as práticas (contra) culturais dos grupos 'punk' e 'thrash' em São Paulo. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IFCH), 1993. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

KRUGER, Igor Mendes. Memorial descritivo de composição musical para o disco conceitual Olhar. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2014. (Dissertação de Mestrado em Música)


L


LAAI, Tatiana de. Música que vem do coração - emos, identidades, cultura juvenil & sociabilidade digital. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-IFCH), 2008. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

LAGE, Rafael. A música instrumental do Macaco Bong: rock sem palavras e indústria da música em disputa. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/IACS), 2014. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

LEITE, Irene Mónica da Mota. Tempos, espaços e atores do jornalismo musical em Portugal: Os casos do 'Mundo da Canção' e da 'Scratch Magazine'. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2017. (Dissertação de Mestrado em Multimédia)

LEITE, Nívia Claudia Santos. Tribo EMO: emoções com mediações constitutivas da adolescência. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), 2010. (Dissertação de Mestrado em Psicologia Social)

LIMA, Bruno Vasconcelos. Então você quer brincar de ser um rock star?: considerações sobre a imersão no Guitar Hero e Rock Band. Recife: Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE/CAC), 2012. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

LIMA, Jefferson. Bob Cuspe: a representação de Angeli do Punk Paulistano na Revista Chiclete com Banana (1985-1991). Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - CCHE), 2013. (Dissertação de Mestrado em História)

LIMA, Renata Cecília de Meira. O jornalismo especializado em Música Extrema em Portugal - revistas e fanzines. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2011. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação)

LOPES, Pedro Alvim Leite. Heavy Metal no Rio de Janeiro e Dessacralização de Símbolos Religiosos: A Música do Demônio na Cidade de São Sebastião das Terras de Vera Cruz. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Museu Nacional), 2006. (Tese de Doutorado em Antropologia Social)

LOPES, Vinicius Guimarães Lyra. A emergência da banda de rock Forfun: um estudo sobre estratégias comunicacionais, complexidade, tecnologia e redes. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FCS), 2013. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

LUIZ, Gisele Cristina. Subculturas juvenis: preferências estilísticas no heavy metal em Juiz de Fora. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-IAD), 2016. (Dissertação de Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens)

LUNA, Glauber Barreto. Refuse/Resist: as poéticas de contestação social da Banda Sepultura. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

LUNA, João Carlos de Oliveira. O Udigrudi da pernambucália: história e música do Recife (1968-1976). Recife: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-CFCH), 2010. (Dissertação de Mestrado em História)


M


MACEDO, Thiago Hausner de. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2011. (Dissertação de Mestrado em História Social)

MAGI, Érica Ribeiro. Metrópoles em cenas: o rock em São Paulo e no Rio de Janeiro nos anos 1980. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP/FFLCH), 2016. (Tese de Doutorado em Sociologia)

MAGI, Érica Ribeiro. Rock and Roll é o nosso trabalho: a Legião Urbana do Underground ao Mainstream. Marília: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), 2011. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

MACHADO, Ana Pedro. Efeitos da publicidade em plataformas de música streaming na memória e atitude do consumidor. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2015. (Dissertação de Mestrado em Multimédia)

MAIA, Juliana Rollo Fernandes. Estudo da audição de músicos de Rock and roll. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2006. (Dissertação de Mestrado em Fonoaudiologia)

MAGALHÃES, Emerson. Construção da cena cultural e musical do rock alternativo goiano. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO - EFPH), 2017. (Dissertação de Mestrado em História)

MARQUES Victor Otávio Carvalho. Cultura e ruína: o punk rock britânico da década de 1980. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2015. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica)

MARTINS, Ana Cláudia Pimenta da Silva. Rock in Portugal: repercussões do género musical na juventude portuguesa (1960 vs. 2014). Braga: Universidade do Minho (UM), 2014. (Dissertação de Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura)

MATOS, João Moreira da Silva Campos. Declaração de Independência: Um retrato das editoras de música independentes em Portugal. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2013. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

MEDEIROS, Abda de Souza. Cosmologias do rock em Fortaleza. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2008. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

MEDEIROS, Abda de Souza. Entre a terra do sol e a cidade maravilhosa: rotas, desvios e torneios de valor no rock Metal. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2014. (Tese de Doutorado em Sociologia)

MEDEIROS, Daniel Ribeiro. Na "rooteza": memória e identidade de uma prática roqueira underground no extremo sul do Brasil nos anos 1990. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/ICH), 2017. (Tese de Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural)

MEIRELES, Verónica Sofia Vieira. Rock'n stop girls - uma etnografia do universo feminino na música do centro comercial Stop. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2009. (Dissertação de Mestrado em Artes)

MELÃO, Cesar Augusto. O punk sob o olhar da mídia: um estudo léxico-discursivo. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2013. (Dissertação de Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa)

MENDES, Heloisa Mara. Transgressão e conservadorismo na prática discursiva da Jovem Guarda. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2009. (Dissertação de Mestrado em Linguística)

MESSIAS, Jessica da Silveira. Ethopoiésis e Heavy Metal: Subjetivação e consumo na cena de Natal-RN. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2013. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

MILANI, Marco Antonio. Uma leitura vertiginosa: os fanzines punks no Brasil e o discurso da união e conscientização: (1981-1995). Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), 2015. (Dissertação de Mestrado em História)

MINDURI, Loianne Quintela. Nos passos do Mangue Beat: rastros e ecos de uma identidade cultural desde os diálogos com os estudos culturais britânicos. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2016. (Dissertação de Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação)

MONTEIRO, Guilherme Lentz da Silveira. O pecado é não sonhar: reconstruções da rebeldia jovem através do heavy metal brasileiro da década de 1980. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/FL), 2015. (Tese de Doutorado em Estudos Literários)

MORAES, Lucas Lopes de. 'Hordas do metal negro': guerra e aliança na cena black metal paulista. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2014. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

MOREIRA, Andreia Daniela de Sousa. Som tão Porto: pilares de formação de uma cena verdadeiramente alternativa. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2014. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

MOREIRA, Maria Beatriz Cyrino. Fusões de gêneros e estilos na produção musical da banda Som Imaginário. Campinas: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - IA), 2011. (Dissertação de Mestrado em Música)

MOREIRA, Tania Daniela Monteiro. Sons e lugares: Trajeto e retrato da cena rock no Tâmega. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2013. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

MOTA, Rodrigo de Souza. Rock dos anos 1980, prefixo 48: Um crime perfeito?. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-CFCH), 2009. (Dissertação de Mestrado em História)


N


NAKAMURA, Sandra. Machinassiah: heavy metal, alienação e crítica na cultura de massa. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2009. (Dissertação de Mestrado em Letras: Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês)

NASCIMENTO, Renato Souza do. Cultura lúdica da juventude brasileira: Rebeldia e consumo nas páginas da Veja e da Folha de São Paulo nas décadas de 1970 e 1980. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-ECA), 2008. (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social)

NASCIMENTO JÚNIOR, Rogério Galeno do. O rock brasiliense dos anos 80 na construção do imaginário urbano: perspectiva de fomentação do turismo cultural. Brasília: Universidade de Brasília (UnB), 2015 (Dissertação de Mestrado Profissional em Turismo)

NEVES, Franciele Cristina. Headbangers e tererê: a experiência heavy metal na tríplice fronteira. Toledo: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2014. (Dissertação de Mestrado em Fronteiras, Identidades e Políticas Públicas)

NOAL, Laura Cristina. "QUE PAÍS É ESSE?": UM ESTUDO SOBRE O IMAGINÁRIO DE BRASIL E BRASILEIRO EM LETRAS DE MÚSICA DO ROCK NACIONAL (1979 A 1989). Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo (UFP-IFCH), 2013. (Dissertação de Mestrado em Letras)

NUNES, Caroline Govari. As próximas horas serão muito boas: materialidades e estéticas da comunicação em duas apresentações ao vivo da banda Cachorro Grande. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), 2016. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação)


O


OLIVEIRA, Adriana Aparecida Almeida de. A vida nunca esteve tão insuportável: reflexões sobre o tédio contemporâneo e as músicas de rock da década de 80. Assis: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), 2014. (Dissertação de Mestrado em Psicologia)

OLIVEIRA, Adriana Mattos de. A jovem guarda e a indústria cultural: análise da relação entre o movimento Jovem Guarda, a indústria cultural e a recepção de seu público. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/ICHF), 2011. (Dissertação de Mestrado em História)

OLIVEIRA, Cassiano Francisco Scherner de. O criticismo do rock brasileiro no jornalismo de revista especializado em som, música e juventude: da Rolling Stone (1972-1973) à Bizz (1985-2001). Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 2011. (Tese de Doutorado em Comunicação Social)

OLIVEIRA, Lize Antunes de. Dos alto-falantes para a perpetuação da memória: O Rock in Rio e a nova experiência do entretenimento. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2017. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica)

OLIVEIRA, Pedro Carvalho. HATE ROCK: INSTRUMENTO POLÍTICO PARA OS NEOFASCISMOS DO BRASIL E DOS ESTADOS UNIDOS (1990-2010). Maringá: Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2017. (Dissertação de Mestrado em História)

OLIVEIRA, Renata Batista de. O escândalo de uma nova perspectiva: a trajetória do Movimento do Rock Argentino (1966-1973). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2006. (Dissertação de Mestrado em História Social)

OLIVEIRA, Sandra Regina Garijo de. Atividade física acompanhada de música. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro), 2002. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Motricidade)

OLIVEIRA, Tânia Carolina Viana de. O rock e o sertão: juventude, consumo e estilo de vida na produção cultural sergipana. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe (UFS-NPPA), 2013. (Dissertação de Mestrado em Antropologia)

OLIVEIRA, Vanderley José de. Um grito em Rimbaud, Renato Russo e Paulo Leminski: arte em diálogo. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), 2016. (Dissertação de Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária)

OSTERNO, Maria do Livramento Rios. A canção engajada nos anos 80: o rock não errou. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2009. (Dissertação de Mestrado em Linguística)

OZÓRIO, Elisângela Maria. A poética do cotidiano em Renato Russo: a letra e a música como resistência e contestação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2011. (Dissertação de Mestrado em Literatura)


P


PACHECO, Reubert Marques. Thrashnation: as representações do medo na imagética do Thrash Metal norte americano dos anos 1980. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2016. (Dissertação de Mestrado em História)

PAIVA, Marília Luana Pinheiro de. A identidade do Brock: 1985-1990. Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2016. (Dissertação de Mestrado em Sociedade, Direito e Cidadania)

PAIXÃO, Thaís Helena. Jornalismo e cultura de consumo: uma análise da Revista Rolling Stone - Brasil. Bauru: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Bauru), 2013. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

PALUDO, Ticiano Ricardo. Da mitologia ancestral à mitologia musical: reflexos do espetacular e do hiperespetacular em videoclipes de David Bowie, Kiss e Lady Gaga. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 2017. (Tese de Doutorado em Comunicação Social)

PAULIN, Bruna do Amaral. A construção das imagens das bandas The Beatles e The Rolling Stones através dos jornais The Times e The Guardian. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), 2010. (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social)

PEREIRA, Angélica Silvana. Somos expressão, não subversão!: a gurizada punk em Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/FE), 2006. (Dissertação de Mestrado em Educação)

PEREIRA, Anísio Batista. GERAÇÃO COCA-COLA: DISCURSOS E IDENTIDADES JOVENS CONSTRUÍDAS NO ROCK BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1980. Catalão: Universidade Federal de Goiás (UFG), 2016 (Dissertação de Mestrado em Letras: Estudos da Linguagem)

PEREIRA, Priscila. A utilização de tocadores portáteis de música e sua consequencia para a escuta musical de adolescentes. Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2010. (Dissertação de Mestrado em Música)

PFÜTZENREUTER, Allan César. Tocar/jogar Rocksmith: as experiências de flow de jovens guitarristas que jogam games de música. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IA), 2013. (Dissertação de Mestrado em Música)

PICCHI, Bruno. De homens e caranguejos ao caranguejos com cérebro: a região cultural do movimento Manguebit e o Recife contemporâneo. Rio Claro: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro), 2011. (Dissertação de Mestrado em Geografia)

PIMENTEL, Luiz Alberto Celestino Pessoa. O gauche: poética da travessia entre Renato Russo e Carlos Drummond de Andrade. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2014. (Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem)

PINHEIRO, Igor Fernandes. Não fale com paredes: contracultura e psicodelia no Brasil. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/ICHF), 2015. (Dissertação de Mestrado em História)

PINTO, Daniela Alexandra Teixeira Cardoso. A Extensão e o Valor da Marca - O Caso Super Bock. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2011. (Dissertação de Mestrado em Marketing)

PINHO, Felipe Saraiva Nunes de. O pop não poupa ninguém: relações discursivas entre o pop rock e a pós-modernidade. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará (UFC), 2007. (Dissertação de Mestrado em Linguística)

PINTO, Felipe Gurgel. A experiência do público nos festivais de música: comunicação e consumo de música ao vivo nas edições do Grito Rock Rio de Janeiro e Rock In Rio 2013. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ECO), 2014. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Cultura)

PIRES, Maria Ondina Coelho. Percursos de transgressão juvenil no discurso fílmico de Scorpio Rising. Lisboa: Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT), 2007. (Dissertação de Mestrado em Estudos Americanos)

PRADO, Gustavo dos Santos. A verdadeira Legião Urbana são vocês (1985-1997). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2012. (Dissertação de Mestrado em História Social)

PRADO, Gustavo dos Santos. "Caminho para a morte" na metrópole - cultura punk: fanzines, rock, política e mídia (1982-2004). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2016. (Tese de Doutorado em História Social)

PRUDÊNCIO, Vanessa Durães. O desencanto da era Collor sob o olhar da banda Legião Urbana (1989-1992). Montes Claros: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), 2015. (Dissertação de Mestrado em História)


Q


QUADRADO, Lauro Iglesias. A construção do sujeito contemporâneo: Philip Roth e Radiohead. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IL), 2011. (Dissertação de Mestrado em Letras)

QUEIROZ, Tobias Arruda. Mídia e produção de sentido: a reconfiguração da indústria da música e as estratégias discursivas da associação cultural DoSol. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2012. (Dissertação de Mestrado em Estudos da Mídia)


R


RAMALHO, Renan Vinícius Alves. As fronteiras dos jardins da razão: o Manguebeat e o espaço da regionalidade no Recife da década de 1990. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2015. (Dissertação de Mestrado em História)

RAMOS, Eliana Batista. ROCK DOS ANOS 1980: A Construção de uma Alternativa de Contestação Juvenil. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2010. (Dissertação de Mestrado em História Social)

REIA, Jhessica Francielli. STRAIGHTEDGE NO SÉCULO XXI: articulações e tensões entre música, novas tecnologias da comunicação, autonomia e cooperação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/ECO), 2013. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Cultura)

RESENDE, Victor Henrique de. O rock rural de Sá, Rodrix & Guarabyra: romantismo contracultural no Brasil dos anos 1970. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), 2013. (Dissertação de Mestrado em História)

RIBEIRO, Getulio. Do tédio ao caos, do caos à lama: os primeiros capítulos da cena musical Mangue, Recife - 1980-1991. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2007. (Dissertação de Mestrado em História)

RIBEIRO, Júlio Naves. De lugar nenhuma a Bora Bora: identidades e fronteiras simbólicas nas narrativas do "rock brasileiro dos anos 80". Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IFCS), 2005. (Dissertação de Mestrado em Sociologia: concentração Antropologia)

ROCHA, Ane Talita da Silva. Construindo desejos e diferenças: uma etnografia da cena indie rock paulistana. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2013. (Dissertação de Mestrado em Antropologia Social)

ROCHA, Pedro Henrique Bernardi. O ROCK ALTERNATIVO EM GOIÂNIA E PROCESSOS IDENTITÁRIOS. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG-EMAC), 2016. (Dissertação de Mestrado em Música)

ROCHEDO, Aline do Carmo. "Os filhos da revolução": A juventude urbana e o rock brasileiro dos anos 1980. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/ICHF), 2011. (Dissertação de Mestrado em História)

RODRIGUES, Icles. Histórias e memórias da Segunda Guerra Mundial e do pós guerra no leste europeu a partir do Heavy Metal: análise da obra da banda Sabaton. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-CFCH), 2016. (Dissertação de Mestrado em História)

RODRIGUES, Vagner. FORA DA MÍDIA E DENTRO DO SALÃO: SAMBA-ROCK E MESTIÇAGEM. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2006. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Semiótica)

RUFFATO, Demirse Marilva. Bob Dylan: versões brasileiras de 1968 a 2008. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IL), 2012. (Dissertação de Mestrado em Letras)


S


SAES, Diogo Xavier. A retórica dos Beatles: a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968. Londrina: Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2015. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

SAGGIORATO, Alexandre. Anos de chumbo: rock e repressão durante o AI-5. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo (UFP-IFCH), 2008. (Dissertação de Mestrado em História)

SALIM, Diego de Morais. Pegou a guitarra e foi ao cinema: rock e juventude na filmografia de Lael Rodrigues nos anos 1980. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/ICHF), 2013. (Tese de Doutorado em História)

SALGADO, Joana D'Arc Aparecida. Músicos de pop-rock: queixas auditivas e não auditivas decorrentes da exposição à música eletronicamente amplificada. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2012. (Dissertação de Mestrado em Fonoaudiologia)

SANTONI, Cristiane Bolzachini. Músicos de pop-rock: efeitos da música amplificada e avaliação da satisfação no uso de protetores auditivos . São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2008. (Dissertação de Mestrado em Fonoaudiologia)

SANTOS, Aline Martins dos. "Udigrudi": O underground tupiniquim. Chiclete com banana e o humor em tempos de redemocratização brasileira. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/ICHF), 2012. (Dissertação de Mestrado em História)

SANTOS, Ana Luiza Fernandes Oliveira. Parcerias entre instituições culturais e órgãos de comunicação social: jornalismo de cultura ou promoção de eventos culturais?. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2016. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação)

SANTOS, Anája Souza. A canção oculta: um estudo sobre a Vanguarda Paulista. Franca: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca), 2015. (Dissertação de Mestrado em História)

SANTOS, Daniela Vieira dos. Não vá se perder por aí: a trajetória dos mutantes. Araraquara: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), 2008. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

SANTOS, Eberton Diego. Um cowboy fora da lei: Raul Seixas, uma revolução molecular na música brasileira. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2015. (Dissertação de Mestrado em História)

SANTOS, Gabriel Barbosa dos. Expirados e Inspirados: a influência da cena do rock psicodélico inglês e norte-americano na contracultura nacional (1967-1971). Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 2013. (Dissertação de Mestrado em História Social e da Cultura)

SANTOS, Lincoln Meireles Ribeiro dos. O teclado eletrônico como um instrumento orquestral: análise e demonstração da peça Sir Lancelot and The Black Knight de Rick Wakeman. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/EM), 2008. (Dissertação de Mestrado em Música)

SANTOS, Paulo dos. Raul Seixas: a mosca na sopa da ditadura militar - censura, tortura e exílio (1973-1974). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2007. (Dissertação de Mestrado em História Social)

SANTOS, Rodrigo Otávio dos. Rock e quadrinhos nas páginas da revista Chiclete com banana (1985-1990). Curitiba: Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2014. (Tese de Doutorado em História)

SANTOS, Tiago Vila Pouca Teles. Bad Kids. Para uma compreensão dos universos simbólicos e materiais de existência: referências punk na cidade do Porto. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2012. (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

SARMENTO, Luciana. Ticket to ride: as tensões entre contracultura e consumo nas letras dos Beatles. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 2012. (Dissertação de Mestrado em Comunicação Social)

SCHAFFER, Vandir Rudolfo. Rock: uma análise na perspectiva da crítica religiosa-cristã. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IA), 1992. (Dissertação de Mestrado em Música)

SERNI, Nicole Mioni. Gênero discursivo cinema, o filme musical: análise dialógica de Across the Universe. Araraquara: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), 2014. (Dissertação de Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa)

SEVILLANO, Daniel Cantinelli. Pro dia nascer feliz? Utopia, distopia e juventude no rock brasileiro da década de 1980. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2016. (Tese de Doutorado em História)

SILVA, Bernard Arthur Silva da. Mundo metálico belenense e política cultural: declínio e reorganização do heavy metal paraense (1993-1996). Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA/IFCH), 2014. (Dissertação de Mestrado em História Social da Amazônia)

SILVA, Elmiro Lopes da. Música, juventude, comportamento: nos embalos do Rock n Roll e da Jovem Guarda (Uberlândia , 1955-1968). Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2007. (Dissertação de Mestrado em História)

SILVA, Guilherme Demarchi. Elementos para uma análise semiótica da ideologia. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2010. (Dissertação de Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral)

SILVA, Herom Vargas. Chico Science & Nação Zumbi: um estudo sobre o hibridismo e as relações entre música popular, mídia e cultura. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2003. (Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica)

SILVA, Ivo Alexandre Dias. A Experiência do Consumidor nos Festivais de Música e o seu impacto nas intenções futuras. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2015. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Serviços)

SILVA, Jaime Luis da. O heavy metal na revista Rock Brigade: aproximações entre jornalismo musical e identidade juvenil. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/FBC), 2008. (Dissertação de Mestrado em Comunicação e Informação)

SILVA, Jackson Barbosa da. Rock nos anos 80: um gênero textual de resistência. Londrina: Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2006. (Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem)

SILVA, Letícia Batista da. Manguebeat: vanguarda no mangue?. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/IL), 2011. (Dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira)

SILVA, Maria Rita Aredes da . Lado B lado A - uma crônica social: análise semiótica do CD do Rappa. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2009. (Dissertação de Mestrado em Semiótica e Lingüística Geral)

SILVA, Marco Eurico Pinto da. Do palco ao público: os protagonistas da comunicação de festivais de música em Portugal e Espanha. Braga: Universidade do Minho (UM), 2016. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação)

SILVA, Melina Aparecida dos Santos. Guerreiros do metal: disputas em torno do compartilhamento de álbuns na cena do metal nacional. Niterói: Universidade Federal Fluminense (UFF/IACS), 2013. (Dissertação de Mestrado em Comunicação)

SILVA , Wlisses James de Farias. HEAVY METAL NO BRASIL: Os incômodos perdedores (década de 1980). São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2014. (Tese de Doutorado em História)

SILVA JÚNIOR, Isley Borges da. Espaço, cultura e religião: um olhar para o neopentecostalismo underground. Ituiutaba: Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 2017. (Dissertação de Mestrado em Geografia)

SILVEIRA FILHO, Claudionor Gomes da. Interdependências da música independente: um estudo sobre a formação do Coletivo Popfuzz e seu papel nos circuitos de eventos musicais em Maceió/AL. Maceió: Universidade Federal de Alagoas (UFAL-ICS), 2016 (Dissertação de Mestrado em Sociologia)

SOARES, Alexandre Bárbara. "Suportando o presente": cultura, resistência e a experiência de jovens nos movimentos subculturais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IP), 2015. (Tese de Doutorado em Psicologia)

SOUSA, Ana Filipa Simão de. Influência do Comportamento Tribal no Comportamento de Consumo em Festivais de Música - Estudo comparativo de festivais de música em Portugal. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2015. (Dissertação de Mestrado em Marketing)

SOUSA, Lucas Padilha de. Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes. Belém: Universidade Federal do Pará (UFPA/ICA), 2016. (Dissertação de Mestrado em Artes)

SOUSA, Eduarda Maria Portela Guimarães de. Evolução de Redes Ponderadas e Conexas: Análise de uma rede de preferências musicais. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2014. (Dissertação de Mestrado em Modelação, Análise de dados e Sistema de apoio à decisão)

SOUZA, Fábio Francisco Feltrin de. CANÇÕES DE UM FIM DE SÉCULO: História, música e comportamento na década encontrada (1978 - 1991) . Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-CFCH), 2005. (Dissertação de Mestrado em História)

SOUZA, Leidiane Lopes de. "Transformando o tédio em melodia": subjetivação do político, juventude e tradição em Cazuza: década de 1980. Brasília: Universidade de Brasília (UnB), 2012. (Dissertação de Mestrado em História)

SOUZA, Lucas Marcelo Tomaz de. Construção e autoconstrução de um mito: análise sociológica da trajetória artística de Raul Seixas. São Paulo: Universidade de São Paulo (USP/FFLCH), 2016. (Tese de Doutorado em Sociologia)

SOUZA, Lucas Marcelo Tomaz de. Eu devia estar contente: a trajetória de Raul Santos Seixas. Marília: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), 2011. (Dissertação de Mestrado em Ciências Socias)

SOUZA, Marcos Humberto Stefanini de. Eu não sei fazer música, mas eu faço: a banda de rock paulista Titãs. Marília: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília), 2013. (Dissertação de Mestrado em Ciências Socias)

SUMAN, Katia. O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), 2006. (Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação)


T


TAVARES, Victor Moreto Silva. Mellon Collie and The Infinite Sadness: rock, melancolia e sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), 2012. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

TEIXEIRA, Aldemir Leonardo. O movimento Punk no ABC Paulista: anjos: uma vertente radical. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), 2007. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais)

TURRA NETO, Nécio. Enterrado, mas ainda vivo!: identidade punk e território em Londrina. Presidente Prudente: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente), 2001. (Dissertação de Mestrado em Geografia)

TOKUNAGA, Larissa Guedes. Coquetel Molotov contra o sistema: a construção do arquétipo de um sujeito anarcopunk no documentário Punk Molotov - Rio de Janeiro (1983-1984). São Paulo: Universidade de São Paulo (USP-FFLCH), 2016. (Dissertação de Mestrado em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades)


U


UCELLA, Orlando Brandão Meza. A poética da crioulização em Chico Science & Nação Zumbi: análise de três canções do álbum Afrociberdelia (1996). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/CCHLA), 2014. (Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem)

V


VASCONCELOS, Vasco André Ribeiro de. Música, fatalmente: referências musicais na poesia de Manuel Freitas. Porto: Universidade do Porto (UPorto), 2010. (Dissertação de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes, ramo de Literatura Portuguesa)

VIEIRA, Virgínia Tavares. O Discurso da Crise Ambiental nas letras de Rock and Roll: modos de ser sujeito em tempos contemporâneos. Rio grande: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), 2013. (Dissertação de Mestrado em Educação Ambiental)


W


X


Y


Z


ZANUTTO, Flávia. Discurso, resistência e identidade: o rock brasileiro dos anos 1980. Araraquara: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), 2010. (Tese de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa)

© 2017 RockHistor
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora